Vodafone, Caras e Apple - fraude de oferta de iPhone4G



De vez em quando não sei se hei-de rir ou se hei-de chorar com o analfabetismo informático que existe em quantidades que envergonhariam a escala do derrame da BP.
Hoje recebi vários e-mails cujo conteúdo era unicamente a seguinte imagem:



Vodafone, Caras e Apple - fraude de oferta de iPhone4G

Foram mais de 300 as moradas de e-mail que eu podia ter apanhado e para onde podia ter enviado vírus ou outra porcaria qualquer. Portanto hoje eu e mais de 300 outras pessoas - fora os milhares de que não tenho conhecimento - ficámos com as nossas moradas de e-mail espalhadas por meio mundo e nas mãos de um spammer que foi um pouco mais engenhoso que o habitual. A minha resposta para toda a gente foi a seguinte.
Tenho que dar os parabéns ao spammer autor desta chain-letter, porque é de facto engenhoso (mas não muito inteligente, dado que está identificado e vai ser processado por fraude) meter marcas conhecidas ao barulho num esquema que quase parece plausível. Bom, é um quase um pouco esticado; o endereço do gmail e a menção ao hotmail estoiram claramente qualquer hipótese de se considerar isto real. Porque é que será que os autores destas coisas têm invariavelmente que demonstrar uma falta de inteligência a um nível qualquer?
Acontece que não há campanha nenhuma da Caras, da Vodafone ou da Apple, tal como não houve nenhuma campanha de Páscoa onde se ofereceram centenas de telemóveis.
Isto não é mais do que um truque para obter milhares de endereços de e-mail, os quais vão depois ser vendidos em listas para empresas de publicidade e spammers. É aproveitarem-se da ignorância (sem ofensa) e ingenuidade da maioria dos utilizadores da internet para ganhar dinheiro à custa de uma das maiores pragas do nosso século.
A parte engenhosa é que ao "requerer" endereços válidos, o spammer faz com que as suas vítimas não escondam as moradas dos desgraçados para quem enviam esta treta, ficando assim o criminoso com ainda mais moradas de e-mail para juntar às suas listas.
Isto nunca se faz. Ao enviarem e-mails para várias pessoas que não tenham os contactos umas das outras, devem respeitar a privacidade delas e esconder as suas moradas no BCC. Leiam mais sobre isso aqui: http://www.borfast.com/bcc-pt
Portanto lamento informar-vos mas ninguém vai receber um iPhone 4. Em compensação garanto que vamos todos passar a receber muito mais spam e e-mails de trampa com lixo, vindos de pessoas que não conhecemos de lado nenhum - tal como eu recebi este 4 vezes, uma de uma pessoa que conheço e as outras três de pessoas que me são completamente estranhas.
Por isso, como "agradecimento" e por estar farto destas merdas, este e-mail tem um vírus que tem estado a apagar ficheiros do vosso computador enquanto têm estado a ler isto. Ahahaha!
Pois é! Espero que aprendam!
Mas como não sou assim tão mau, se quiserem há maneira de o parar e recuperar os vossos ficheiros mas têm que ler isto tudo até ao fim antes de fazer seja o que for! Desliguem imediatamente o cabo do computador da tomada, nem percam tempo a desligar o sistema operativo, puxem logo o cabo para ele se desligar de seguida. Depois, enquanto seguram nos pernes de metal da ficha do computador com uma mão, enfiem os dedos da outra na tomada onde estava a ficha! É que este vírus destrói os ficheiros enviando-os pela linha de electricidade mas como o corpo humano tem a polaridade inversa à da ficha do computador, este procedimento vai inverter o percurso dos ficheiros e vai fazer com que voltem ao computador inalterados. É uma das duas únicas formas conhecidas de evitar danos permanentes nos vossos ficheiros. A outra é perceberem que terem enviado este e-mail foi quase tão estúpido quanto teria sido vocês fazerem o que está descrito nas linhas anteriores. Educarem-se um bocado no que toca a computadores e internet e, acima de tudo, usarem a cabeça, ajuda bastante!
Para aqueles de vós que continuam a achar que a Apple, Caras, Vodafone, Loja do Pão, Mercearia da Esquina, ou qualquer outra empresa vos vai oferecer um aparelho de 1000 euros em troca de enviarem meia dúzia de e-mails, no vosso caso vocês têm umas partículas especiais no cérebro chamadas "estupidotrões", as quais vos protegem da electricidade e por isso vou fazer-vos um favor (bem como à humanidade) e revelar-vos que podem pôr os dedos na tomada sem correrem qualquer perigo...


PS - Adoro o preço do iPhone4 e adoro ainda mais a quantidade de gente que dá este valor por esta trampa tendo em conta a situação financeira do país.

PS 2 - Caso sejam mesmo muito estúpidos, é óbvio que não há partículas nenhumas chamadas "estupidotrões" e que se puserem os dedos na tomada de electricidade correm sérios riscos de se matarem.

  
Fonte: http://www.borfast.com

2 comentários:

John disse...

Eu recebi também este email e tentei alertar todos os contactos que tinha recebido este email. Para já, esta imagem nota-se perfeitamente que foi feita em photoshop e mesmo assim mal feita. Segundo, a caras, a apple ou a vodafone a usar o serviço de emails da Google? WTH?! LOL Coisa menos profissional que já vi. E depois anunciam um iphone 4 e na imagem está um iphone 3GS. Querem enganar quem? Além do mais nos sites das 3 entidades, em nenhuma delas apresenta esta promoção. O anuncio falso muito facil de descobrir. O problema é que muita gente caiu.
Enfim....

Cumps,
JR

Luis disse...

Como se pode ver em http://verdadeiro-ou-falso.blogspot.com/2010/12/promocao-de-natal-parceria-apple-caras.html a Directora da Revista Caras já confirmou que isto é totalmente falso

Generated image

Blogger news